domingo, 26 de abril de 2009

O quão irônico o mundo pode ser...

Talvez ninguém tenha reparado nisto, mas o mundo é irônico. Tão irônico que às vezes é engraçado e outras vezes é triste.
Eis um parágrafo de livro:
"-Você não fala muito nele, Holly", disse Denise casualmente, fazendo desenhos com seus pés na areia.
Holly abriu os olhos lentamente. Sua voz estava silenciosa, mas leve e confortável.
"-Eu sei".
Denise levantou o olhar dos desenhos na areia.
"-Por que não?"
Holly fez uma pausa e olhou para o mar.
"-Não sei como falar dele."-Pensou por um instante.
"-Eu nunca sei quando dizer "Gerry foi, ou...Gerry é". Não sei quando estar triste ou feliz ao falar dele com outras pessoas. É como se as pessoas julgassem que eu deveria estar chorando até meus olhos caírem se eu demonstro estar bem. E quando estou chateada, as pessoas ficam constrangidas."
...
-... "-Eu não sei como lembrar dele numa conversa. Mas não significa que eu não lembre dele."
(PS: Eu te amo; Cecilia Ahern, página 237).
Este pequeno trecho onde Holly diz para a amiga que não sabe como falar do seu falecido marido retrata um pouco do que realmente há nos relacionamentos em geral.
Por que quando uma pessoa se vai, alguém tem que julgar o quanto ela faz falta pelo comportamento alheio? Se o parente vai bem, é que não tem coração. Se vai de mal a pior, não quer viver...
Será que ninguém tem o direito de tentar superar?
Por que se alguém é deficiente, não comentamos sobre coisas que o faça lembrar, por exemplo, que este alguém não anda, ou não enxerga, ou não entende bem o mundo?
Por que nos sentimos mal em ter um braço diante de uma pessoa que não o tem? Por que a pessoa vai lembrar que não tem braço? É certo de que ela se lembra disso todo o tempo.
Como comecei dizendo... O mundo é irônico!
Seria correto se fazer triste porque alguém também o está? Claro que não!
Deve a amiga de Holly se sentir mal por ter alguém já que sua amiga está viúva?
Deve Holly se culpar por reconstruir sua vida? De seguir em frente? De tentar ser feliz tendo a alegre e carinhosa lembrança do amor de sua vida?
Apenas uma reflexão:
Para alguns, certos casos viram casos...Para outros é só descaso.
Alguns conseguem méritos por sorte, outros por esforço.
Pessoas que fazem esforço para comprar presente e pessoas que se presenteiam sem ao menos se gostar.
E mais uma vez, tudo é irônico... Pra rir, pra chorar, ou chorar de rir.

Um comentário: